quarta-feira, 16 de abril de 2014

A tradição das Damas de Honra adultas

Quando o assunto é casamento, cada país possui a sua tradição, e a escolha das Damas de Honra também passam por modificações dependendo do local que a celebração será realizada.

Aqui no Brasil o posto normalmente é ocupado por crianças, que de tão novinhas podem até resistir em exercer a “função” e deixar a noiva na mão ;). Nos Estados Unidos, o papel da Dama de Honra é algo muito importante, tão importante que para este posto são escolhidas apenas as AMIGAS da noiva, pois são elas que irão ajudar nos preparativos do grande evento.

Além das Damas de Honra americanas serem mulheres adultas, também é tradição que elas usem um mesmo modelo de vestido e que sejam da mesma cor...tudo escolhido pela noiva. Quem não lembra os vestidos cafonas usados pelas Damas de Honra dos filmes americanos?

Aqui no Brasil já vi que algumas noivas já ousaram na escolha de daminhas “grandinhas”, mas nada como na terra do Tio Sam.

Pelo lado da história, as informações são de que na Idade Média as amigas mais próximas da noiva se vestiam de forma parecida e entravam antes dela no cortejo. O objetivo era confundir os espíritos maus e retirar qualquer energia negativa de perto da noiva. Ei, essas são amigas mesmo ;)

Seguindo o tema, vou sugerir dois filme que tratam do assunto: ‘Missão Madrinha de Casamento’ e  ‘Vestida para Casar’.


Missão Madrinha de Casamento

Ano: 2011 (2h5min)
Direção: Paul Feig
Elenco: Kristen Wiig, Rose Byrne, Maya Rudolph, entre outros

Lillian (Maya Rudolph) vai se casar e convida a amiga Annie (Kristen Wiig) para ser sua madrinha. Ela, que enfrenta problemas profissionais e amorosos, resolve se dedicar à função de corpo e alma. Só que, logo no primeiro evento organizado, Annie conhece Helen (Rose Byrne), uma bela e rica mulher que quer ser a nova melhor amiga de Lillian. As duas logo passam a disputar a proximidade da amiga, assim como o posto de organizadora do casamento e demais eventos pré-nupciais.

Vestida para Casar

Ano: 2008 (1h47min)
Direção: Anne Fletcher
Elenco: Katherine Heigl, Edward Burns, James Marsden, entre outros

Jane (Katherine Heigl) é uma mulher idealista e romântica, que jamais encontrou o amor de sua vida. Ela imagina tê-lo encontrado em George (Edward Burns), seu chefe, por quem nutre uma paixão secreta, mas sua irmã caçula Tess (Malin Akerman) é mais rápida e conquista seu coração antes. Isto faz com que Jane repense sua vida, já que sempre foi boa em fazer com que as outras pessoas sejam felizes sem que ela própria seja.

Agora vamos ver alguns “conjuntos” de Damas de Honra que deram certo, ou não ;)












0 comentários:

Postar um comentário