terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vestidos de noiva feitos com renda brasileira

Olá desencalhadas do meu coração ;)
Dentro do universo que envolve a preparação de um casamento, sabemos que a escolha do vestido de noiva é um dos mais importantes. Esse momento, para muitas, traz muita emoção, e fica na memória da noivinha pelo resto da vida.

Antes de chegar na hora do “sim” para o vestido escolhido, a desencalhada passa por várias etapas, e entre elas está a escolha do tecido que irá compor a peça de roupa mais importante da celebração. (foto: Marina Favato)

Um dos tecidos mais pedidos pelas noivas é a renda. Mesmo passando por alguns momentos de “baixa”, algumas moçoilas não esquecem que a renda é um clássico.

Para quem não sabe, o desenho da renda é feita com seus fios, e algumas são batizadas de acordo com o lugar em que a trama foi criada: renda italiana, renda veneziana, renda de  Bruxelas... Sim, a renda também possui status social, e esse valor surge de acordo com o fio utilizada na peça, que pode ser ouro, seda, linha, algodão e até fio sintético.

Segundo definições que encontrei, renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamentos de fios. Considerando essa explicação, aqui no Brasil temos alguns tipos de renda que fazem parte da nossa cultura: filé, labirinto e renascença. Aos poucos esses tecidos estão conquistando o gosto das desencalhadas, e cada vez mais é possível ver lindos vestidos de noiva com tecido Made in Brazil. Eu acho super válido =)

Os preços não são ainda tão acessíveis, afinal, as rendas brasileiras são feitas artesanalmente. Em uma matéria do site G1 Paraíba, a artesã Maria das Dores Ramos Silva, também conhecida como Dorinha, revelou que um vestido de noiva de renascença pode demorar cerca de oito meses para ser confeccionado por apenas uma pessoa. Ui!

Acho que vale a valorização do trabalho. Pechinchar é justo, mas até um certo ponto ;) Outra dica pode ajudar as desencalhadas que sonham em ter um vestido de renascença, filé, labirinto...mas não tem o din din suficiente para pagar. Você pode usar aquela toalha de mesa da sua avó, aquela colcha da cama da sua mãe... Eu tenho relatos de vestidos feitos assim que ficaram divinos =)

Agora vamos para as fotinhas? Alguns modelos de vestidos feitos com “renda nacional” que podem servir de inspiração para você!


Foto: Tamara Sorrentino


Foto: Daniela Picoral

Foto: Marina Favato

Modelo: Luana Keylla

2 comentários: